quinta-feira, 18 de junho de 2009

3 - CUBA: DIÁRIO - BOGOTÁ/HAVANA

DIA 29-MAIO-2009 SEXTA - BOGOTÁ(7,5 milhões h.)
Embarque para São Paulo (Guarulhos)
Lelé-Beth-Maria - MACEIÓ - GOL 1607 - 5:15/9:25
João - 07:35 RIO - Gol 1503
Helinho – Gol BRASÍLIA 7:00/8:45
11:00 Vôo S.Paulo-Bogotá-(Varig)- apenas 30 passageiros – 5 tripulantes – 200 lugares...
15:20 Chegada a Bogotá – 6:20 de viagem – arrombaram a mala dos equipamentos de mergulho do João, não levaram nada, mas a Varig não se responsabilizou. Pegamos uma Van p/hotel, preço a priori na loja de taxi do aeroporto.
17:20- Hotel Dann Colonial, calle 14, no centro histórico – 40 minutos do aeroporto(obra de metrô de superfície atrapalhava o tráfego). Muitos carros e ônibus velhos nas ruas de Bogotá .
18:00- Andamos pela carreta 7. Muita gente e artistas de rua, mas pouco turista. Visitamos a Praça Bolívar e Catedral. Fomos jantar perto da praça no restaurante Café Buenos Aires. Comemos Parrillada com vinho da casa, muito bom. Em toda compra na Bolívia paga-se uma taxa a mais de 15%(IVA). Fomos comer doces no Puerta Falsa. João traçou aínda uma comida local. A altitude de 2.600 metros fez efeitos em todos nós.
21:00. voltamos ao hotel. Tomei no bar aguardente Néctar (parece o ouso grego) e cerveja Aguila(boa).

DIA 30-MAIO-2009 SÁBADO - HAVANA

8:00 Café e check-ou no Hotel Dann
8:30 José da Kombi veio nos buscar p/aeroporto. Estrangeiro tem que solicitar isenção de Taxa de saída (U$33,00) em balcão perto da Varig.
11:30 Saída do Vôo para Havana na Cubana de Aviación - CU349. Estava cheio mas a 1ª. Classe vazia.
16:30. Chegada em Havana. 3 horas de viagem. Passamos pela aduana cubana com menos revista que a colombiana.
18:00 Chegada na Casa de Nora, de três andares. Reservamos pela internet, por 4 dias, a Casa Particular de Nora Esquivel - Casa Colonial La Terraza, calle Belascoain 207 entre Neptuno y Concórdia, na Centro de Havana. O Casarão é grande para os padrões da redondeza, com um terraço no segundo andar e pé-direito de mais de quatro metros. Fomos muito bem recebidos. A família dizia que tinha um apreço especial por brasileiros devido ter conhecido um que foi muito importante na vida dela. Era Helio Dutra, brasileiro que adotou Cuba. Ele trabalhava no país como químico na época da revolução, e desde então fez parte do governo revolucionário. Tornou-se amigo de Fidel. Ele conta toda sua saga no livro “Querida Ilha”. A Nora é engenheira química por influência dele. Conhecemos Helio Dutra na sua casa no bairro de Vedado quando estivemos em Havana em junho de 1990. Passamos uma tarde inteira conversando. Mostrei uma foto nossa com ele. Nora ficou com os olhos cheios de lágrimas. Gente muito boa.
Conversamos bastante. A mãe dela, Liria, uma figura, começa a falar, é uma metralhadora. nos contou que o nome Havana vem da chegada das caravelas espanholas. Ao atracarem na atual capital, avistaram uma belíssima índia e ao perguntarem seu nome ouviram da índia a palavra “Havana”. Ótima acolhida. Nos deram muitas dicas, ressaltando a comemoração dos 50 anos da Revolução e a segurança na cidade. Pode andar tranquilo, ninguém usa arma em Cuba, mas é sempre bom está atento.
20:00 O dia ainda estava claro, nessa época o por do sol é às 20:20h. Jantamos no Paladar La Guarita, calle Concórdia,418-centro, a duas quadras da casa de Nora. Lá foi filmado “Morango e Chocolate”. Muito bom. Comemos peixe Bonito, Pargo, Calderada, e tomamos os primeiros Mojitos: rum, hortelã amassado, suco de limão, gelo e gasosa. De sobremesa helado de fresa y chocolate.
21:00 Andamos pelo bairro Centro de Havana, lugar onde vivem os mais pobres da cidade. Seguimos até a Havana Velha , na Plaza da Catedral, onde estava havendo uma missa bem freqüentada, com canto gregoriano. Bebemos Mojitos no restaurante El Pátio na praça.
DIA 31-MAIO-2009 DOMINGO – VEDADO – CENTRO

8:00 Café: salada de frutas, suco, ovos, omelete, presunto, leite e café e muita conversa com os donos da casa. A TV da casa tem acesso a vários canais estrangeiros, inclusive alguns americanos, como CNN e Discovery. Perto da TV, foto do comandante Fidel.
10:00 Caminhada por Vedado– fomos pela calle Concórdia rumo ao bairro de Vedado. Duas cubanos que conhecemos logo na saída da casa nos levaram a Callejón de Hammel, rua dos grafites, onde tem um ponto de Santeria. Conversamos com o “pai de santo” e auxiliares – haveria uma apresentação de remanescentes do Buena Vista, mas não deu pra gente esperar. As duas cubanas também nos levaram a casa onde morou Che, ali perto, e hoje é um restaurante onde tomamos com elas uns tragos de rum com Tucola, coquetel chamado El Negro. De lá avistamos a Universidade de Havana. Os museus da Universidade estavam fechados. Seguimos para La Rampa (calle 23) onde está a Sorveteria Coppelia em frente ao Hotel Habana Livre, fundado em 58 e que um ano depois foi confiscado por Fidel pra seu quartel-general. Ali, na loja da Cubacar reservamos um carro. escolhemos o SANSUNG SM3 para nossa aventura pelo interior por 16 dias a partir do dia 3-junho. Continuamos nossa caminhada por Vedado, onde percebemos um povo na rua mais bem vestido e mais arrumado, como fosse outra casta diferente do Centro de Havana. Passamos pelo Parque Del Quijote, a Av. de Los Presidentes, Calle Paseo, Calle 23 (Rampa) e Calle 12, onde na esquina dessas ruas está a placa que assinala o lugar que Fidel afirmou o caráter socialista da revolução.
Caminhamos até Necrópolis Cólon , o cemitério de Havana. Perto, fomos a uma Pizzaria.
12:30 Pegamos um taxi para Memorial José Martí e Plaza de La Revolución . O museu estava fechado. Mas os monumentos justificam a visita.
13:30 Pegamos dois Coco-Taxi para casa de Nora. As duas condutoras, maluquetes, foram apostando corrida.
16:00 Tomamos Bici-Taxis para o Museo de La Revolución. O palácio era residência dos presidentes até 59. Hoje guarda documentos e objetos da luta pela independência no período colonial e um maior foco na Revolução. Lá está o barco Granma que levou os 82 guerrilheiros do México para Sierra Maestra.
17:30 Fomos a um café no Paseo Del Prado para uns mojitos e sanduíches. Começamos a notar a presença de multinacional por lá. Tinha uma grande propaganda da Nestlé no boteco. Passamos pelo Hotel Inglaterra e Casa da Musica. Fomos para o Malecón, avenida de 7 km. à beira mar e andamos até o Hotel Nacional, onde fizemos uma breve visita. Um luxo de hotel. Fomos procurar a casa de show El Gato Tuerto, quando caiu o maior toró. Ficamos num bar próximo, esperando passar a chuva. Pegamos informação da casa de shows Gato Tuerto. Não podia entrar de bermuda e tem vários apresentações das 22:00 às 4:00h. Iremos no outro dia.
22:00 Fomos ao Restaurante Sofia na Rampa (Filé uruguaio, camarão,...). Muito bom.

DIA 01-JUNHO-2009 SEGUNDA – PRADO – HABANA VIEJA
9:30 Pegamos um Taxi para o Parque Central, fomos pelo bairro Chino. Chegamos na Fabrica de Tabacos Partagas e ali pertinho entramos no Capitólio. Um símbolo da cidade, combina Neoclassicismo com Art Déco. O domo tem 92 m. de altura. Mais alto que o original americano. Dentro está a estátua da República, de 17 metros, a 2ª. interna mais alta do mundo. A câmara dos deputados tem ainda as mobílias originais. Em frente ao prédio um artista cubano fez uma
caricatura de cada . Também ali acertamos com Ramón 2 horas de passeio de carrão (Oldsmobile 52) no outro dia . Fomos caminhar pela Calle Obispo até a Plaza de Armas (os sebos de rua e o Palácio estavam fechados). Aproveitamos para ir ali pertinho ao Bodeguito Del Médio, onde tomamos nossos Mojitos, lugar preferido de Hemingway. Andamos pela Plaza da Catedral e Calles Empedrada, S.Ignacio, Tacón, o´Reilly, S. Ignácio e Obrapia.
12:00 Chegamos a Plaza Vieja e visitamos a Iglesia S. Francisco de Assis. Almoço no Bodegón Onda, Obrapia,55 – Sopa, Porco, frango ou pescada, sobremesa tudo incluído, por fora cerveja.
15:30 Andamos pela Bahia de Havana até o Castillo de La Real Fuerza. Volta para casa em Taxi Carrão cor de rosa.
NOITE: Comemoração dos nossos 36 anos de casados. Voltamos a Vedado para Jantar novamente no Sofia e depois às 22:30 fomos para EL Gato Tuerto, recomendação de Caetano Veloso, Realmente “cantantes” de 1ª. qualidade (gravei um nome: Yaima Sáez, poderosíssima).

DIA 02-JUNHO-2009 TERÇA –LESTE DE HAVANA – H.Vieja

9:00 Ramón nos pegou com seu Oldsmobile 52 branco para um passeio por Miramar, 5ª. avenida, onde se encontram grandes mansões, consulados, e a casa do comandante Fidel. Depois fomos a Marina Hemingway, repleta de iates e também ao El Bosque, uma floresta com boas casas. O passeio durou duas horas. Nos deixou em Havana Velha.
11:00 Na Plaza de Armas visitamos o Palácio de los capitanes Generales . Exemplo do barroco cubano do sec. XVIII, com salões esplendorosos como os dos Espelhos, Cuba Heróica e do Cemitério. Tem uma monumental galeria que dá para um grande pátio arborizado, com pavões andando a vontade.
12:00 Voltamos a Plaza Vieja e ficmos na Taberna de La Muralla (fábrica de chopp). Tomamos dois tubos de 6 jarras, o garçon achou uma demais prá gente... e comemos churrasquinhos mistos de camarão, porco, lagosta, e sanduíches, com musica ao vivo, espiando a saída dos estudantes primarios de uma escola na Plaza. Beleza.
16:00 Perto da casa de Nora fomos a um Mercadinho ( água, Ron, cerveja), para viagem de carro a partir do próximo dia.
19:00 Fomos (Lelé, João e Helinho) assistir ao Cañonazo no Castillo Del Morro. A função do castelo do do sec. XVI era detectar a aproximação dos inimigos, principalmente os piratas. A fortaleza é um complexo cheio de detalhes e apresenta ainda um panorama deslumbrante de Habana Vieja, com direito a um belíssimo por do sol. O Canhonaço é às 21 horas em ponto. No período colonial davam-se tiros de canhão nesse horário informando aos cidadãos que os portões da cidade e o acesso a baía estava bloqueado por corrente. Imperdível.
22:00 Fomos pertinho do castelo ao Paladar Camela. Traçamos dois peixes cioba assados. O taxi que acertamos na ida não foi nos buscar; penamos para achar outro. Conseguimos um clandestino para nos levar pra casa.

Um comentário:

  1. Olá Lelé, que ótima viagem você realizou, e obrigado por se dispor a fazer um blog dando estas dicas preciosas de viagem. Estou pensando em ir à Cuba no final do ano 2009/2010. Mas até agora somente recebi aquelas propostas de agência de viagens, que se limitam a Havana e Varadero. Assim, caso você tenha disponibilidade, gostaria que você me passa-se algumas informações:
    1- Como vc foi, comprou as passagens e foi sem reservas de hotel? Se foi assim, é tranquilo conseguir hotel no dia que se chega nas cidades?
    2- E o fator segurança, como irei somente eu e minha noiva, posso alugar um carro e viajar tranquilo por lá?
    3- Terei no máximo uns 12 dias, o que vc acha que eu devo fazer neste período, o que é realmente imperdível? Mais ou menos quantos dias devo reservar para cada cidade? E quais são os melhores pontos para mergulho? (somos mergulhadores).


    Se puder me responder agradecerei imensamente.
    De qualquer forma, já agradeço pela própria criação do blog.

    meu email: jrpipoca@hotmail.com

    Orival jr.
    Cascavel - Paraná.

    ResponderExcluir