terça-feira, 16 de junho de 2009

4-CUBA-diário: Varadero-Zapata-Cienfuegos-Trinidad-Cayo Coco-Camaguey

DIA 03-JUNHO-2009 QUARTA – VARADERO

10:00 Fomos ( Lelé e João, o motorista de toda a viagem) ao Hotel Habana Libre buscar o carro para 16 dias(até 19-junho) na Cubacar. Verificamos o estado do carro Sansung SM3, azul escuro, ar, automático, CD, mala grande, com 18645 KM rodados, placa T23799, não veio manual, e estepe é um pneu fino. Devemos fazer revisão(20km) em Santiago. Recebemos um mapa de Cuba não melhor do que trouxemos do Brasil.
10:20 Saída da casa de Nora com destino a Varadero (130Km).
11:00 Visitamos Cojimar (30 km), charmosa vila com casas de madeira, que era apenas habitada por pescadores. Na década de 50, Hemingway era amigo de muitos deles e gostava de jogar dominó e beber rum, enquanto ouvia suas histórias. Daí ter feito da vila o cenário para o “Velho e o mar” e captar o personagem de Santiago. Visitamos o Terraza, restaurante predileto de Hemingway, onde bebemos Mojitos e batemos bons papos com os atendentes.
13:30 Chegamos a Varadero. Percorremos toda península até a Marina Gaivota, que informou não estar fazendo o passeio do barco Varasub, com casco transparente para visão dos corais.
14:15 Chegamos ao Hotel Herradura, ave 36, da rede Isla Azul, freqüentado principalmente por cubanos, mais em conta, mas bem confortável. Fica numa praia muito bonita.
15:00 saímos num veleiro para mergulho em corais a cerca de 500m. do hotel. Água incrivelmente transparente, deu pra matar a secura e João tirar fotos dos peixinhos e corais.
21:00 Fomos jantar. A janela do carro atrás não fechava. Fomos na assistência técnica 24 horas. Funcionou quando o cara nos recebeu.
22:00 quase não tinha restaurante aberto. Pegamos o que vimos, na calle 42. Serviço ruim .

DIA 04-JUNHO-2009 QUINTA – PENINSULA ZAPATA

9:15 Saída do Hotel Herradura em Varadero com destino a Peninsula Zapata (130Km).
9:30 Passamos por Cárdenas (cidade das charretes puxadas por cavalos- os coches), e pelas pequenas cidades Jovellan e Jaguey Grande. Atravessamos a Autopista A1.
11:00 Chegamos na a Peninsula Zapata, uma das mais completas reservas de vida selvagem do caribe. Visitamos o Criadero de Crocodillos em La Boca, onde tem tanques dos animais de poucos meses até 47 anos.
12:30 Chegamos a Playa Larga, começo da baía dos Porcos. Ficamos no Hotel Horizontes em 2 cabanas. Muito amplo, com piscina, praia na baía, tenda de compras, até campo de futebol. As mulheres ficaram no hotel e fomos mergulhar nos arredores.
13:20 Cuevas de Peces (20km) um impressionante lago natural, a uns 100 metros da praia, com 70 m. de profundidade ao longo de uma falha geológica, onde há peixes de água do mar com água salobra. Depois do mergulho almoçamos crocodilho.
14:30 Punta Perdiz (14 km). Um mar magnificamente claro, com muitos corais e uma variedade grande de espécies marinhas. Foi um mergulho incrível!
15:30 Caleta Buena(30km) logo após a playa Girón ( praia famosa por ter sido o lugar onde houve tentativa frustrada contra-revolucionária pelos cubanos preparados pela CIA em abril de 61). Caleta Buena é uma praia protegida por um recife de corais, fazendo um lago, repleto de peixes cirurgiões cinzas. Perfeito para mergulhar. Bebemos rum e tira-gosto .
18:00 Voltamos ao Hotel e tomamos banho de piscina. Mosquitos começaram a chegar, haja repelente. Faltou energia na cabana Tripla (Lelé-Beth-Maria) e dormimos todos na Cabana Dupla, que tinha quarto e sala grandes separados. Nos devolveram a quantia do Triplo.

DIA 05-JUNHO-2009 SEXTA – CIENFUEGOS-150mh – TRINIDAD-50mh

9:50 Saída do Hotel Horizontes com destino a Trinidade (200Km).
Voltamos a pegar a autopista A1 em Austrália e entramos na estrada vicinal em Aguadas de Pasajeros com destino a Cienfuegos, passando em Yaguaramas, Rodas e Ariza. Todas cidadezinhas bem cuidadas, estradas boas mas sem sinalização e não tem como não ficar perguntando, mas a gente é muito gentil e precisa. Temos que ter cuidado com os coches, bici-taxi, bicicletas, etc. que são os verdadeiros donos da estrada. Dentro das cidades 50 Km/h.
11:30 Chegamos a Cienfuegos e estacionamos na Parque Marti onde estão o Teatro Hamas Terry, Catedral, Ayuntamento e Palácio Ferrer. Num boteco da praça um desenhista fez uma caricatura minha em dois minutos.
13:10 Fomos passear de carro pela cidade: Paseo Del Prado, Melecon, Palácio Del Valle, Puenta Gorda, Playa Rancho Luna e Clube Marina Cienfuegos onde dentro fica o Café Cienfuegos, aí almoçamos Peixe,Camarão, Helado, Mojito e Cerveja Cristal, com menos álcool que a Bucanero.
15:00 Visitamos o Jardim Botânico, a 18 Km de Cienfuegos. Totalmente dispensável, pelo menos comemos uns manguitos muitos saborosos.
17:00– Chegamos à TRINIDAD (70 Km). Ficamos em Casa particular indicada por Nora. Casa Del Bolo, no centro histórico da cidade.
17:30 Fomos a playa Ancon para saber como era a saída de barco para a ilha Cayo Blanco. O box de venda no hotel Ancon estava fechado e fomos informado que a saída era pela manhã às 9:00.
19:00 Colocamos o carro num estacionamento perto da cidade pois no centro histórico o acesso de carro é limitado aos moradores. Fomos andar pelo centro histórico: Plaza Mayor, Iglesia Paroquial S. Trinidad, Palácio Brunet, Museu Romântico, Calle Hernandez Echerri, Casa Templo Santeria Yemaya, Iglesia S. Francisco, Calle Piro Guinart, Canchánchara, Palácio Cantero, Calle Martinez Villena, Casa de Aldemán Ortiz, Museu de Arquitetura Colonial e Casa de La Trova.
20:30 Apesar das insistentes ofertas de paladares durante nossa caminhada, escolhemos o Restaurante Palmares na Plaza Mayor, cerdo, pollo e camarones acompanhados de um trio musical excelente.

DIA 06-JUNHO-2009 SÁBADO –TRINIDAD

7:00: Café muito bom na Casa Del Bolo.
8:00. Destino Hotel Ancón ( Beth e Maria ficaram na praia perto, pois o hotel não atendia publico de fora, tudo era na base do tudo incluído para os hóspedes).
9:30 O barco saíu da Marina Ancon na baía de Casilda para Cayo Blanco (ilha a 8km da costa ). Mergulhamos nuns corais perto da ilha. Cayo Blanco é uma pequena ilha paradisíaca, repleta de iguanas. Ao lado de onde o veleiro atracou havia um pequeno naufrágio com muita vida. Lá fica o maior recife de coral-preto de Cuba. Os meninos nadaram em direção à ilha e chegaram aos restos de uma cabana que havia sido construída na água. Ainda mais vida. Os mergulhos foram indescritíveis. O almoço, incluído no pacote, foi sofrível, uma pseudo paella, mas muitos Mojitos e cervejas
Bocanero.
21:00 depois de uma passeada pelas ruas (escuras) do centro, muita gente farreando, e muita gente oferecendo paladares, chegando a encher o saco, jantamos no mesmo restaurante Palmares. A cidade de Trinidad foi um pouco decepcionante pela sua fama. Esperávamos mais...

DIA 07-JUNHO-2009 DOMINGO – S.SPIRUTUS(100mh)-CIEGO DE ÁVILA(100mh)-CAYO COCO

9:00 Saída para Sancti Spiritus (75km), com destino final Cayo Coco(200km).
10:40 Chegamos a Sancti Spiritus, demos uma volta de carro, ponte Yayabo, calle Maximo Gomes com muitas casas coloniais e avenida Martinez onde está o parque Serafim Sanchez, o coração da cidade, e seguimos para Ciego de Ávila(75km).
12:00 Em Ciego de Ávila estacionamos no Parque Martí. cidade muito ajeitadinha, prédios coloniais e arborizada. Almoçamos Pizzas.
13:30 Pegamos estrada para Cayo-Coco via Modeste Reys, Santa Ana, Desiseño e Morón.
14:30 Na entrada de Cayo-coco pediram passaporte, único policial grosseiro que defrontamos. Pagamos pedágio para trafegar na carretera estreita de 26 Km que liga o continente a ilha.
15:30 Escolhemos o Hotel Gaviota, na playa de las conchas (tudo incluído, inclusive refrigerantes, chopp, coquetéis,...). Tinham uns mosquitinhos fora de nossas cabanas de lascar, tivemos que usar repelente (não podemos esquecer).
16:00 Fomos (Lelé e João) conhecer as praias e lugares de mergulho até Cayo Guilhermo, chegamos no final da ilha na Playa Pilar, belíssima, sensacional para mergulhar (o cara falou que Fidel costumava fazer caça submarina ali) mas um pouco longe do hotel para mergulhar no dia seguinte, já que queríamos sair às 14:00 do hotel.
18:30 voltamos para o hotel e aproveitamos a piscina, comemos Hamburguesa (sanduba de Hamburgo) muito boa, bebemos todas, e esperamos o jantar self-service.

DIA 08-JUNHO-2009 SEGUNDA- CAMAGUEY(300mh)

8:00 Depois do café, espetacular, fomos para praia em frente ao hotel. Descobrimos alguns corais perto, mergulhamos até as 11:00. Muito bom. Fomos para piscina e começamos o serviço dos coquetéis de rum.
13:00 No almoço uma imitação de feijoada (feijão preto) muito boa, principalmente acompanhada de Rum Havana Club.Partimos com destino a Camaguey às 14:00 h. Depois de Ciego de Ávila, pegamos a Autopista A1. Fomos parados algumas vezes por policiais, muitos educados, um deles se dizia fã de José de Camargo e Luciano. Vimos nos campos, muitos bem cuidados, árvores frondosas caídas, arrancadas até as raízes pelos furacões do ano passado. No canteiro que separa as pistas duplas da via principal A1 são plantadas espirradeiras e normas, de tudo quanto é cor. Beleza. Estrada muito bonita. Mas com poucos postos de gasolina. Todo cuidado é pouco.
17:00 Chegamos a Camaguey, cidade no meio de uma vasta área de pastagem. Ficamos no hotel Cólon, da rede Isla Azul, no centro histórico.
18:00 Caminhamos por Calle Marti, Plazuela de La bedoya, Iglesia Del Cormen, paramos naBodega El Câmbio, onde tomamos mojitos, Calle Cristo, Plazuela Del Cristo, Cinco esquinas e Parque Agramonte. Um rico centro histórico estilo colonial. Percebemos nas praças estatuas de José Martí, dentro das casas retratos ou bustos de gesso de José Martí. Em todo o lugar, em toda a Cuba. É o grande herói nacional, que morreu em batalha em 1895 aos 42 anos. Como poeta modernista, seus textos viraram canções de guerra. O próprio Fidel ou mesmo a propaganda massiva do governo cubano proclama que a Revolução de 59, foi a segunda etapa da revolução encaminhada por Martí no fim do séc. XIX.
20:00 Jantamos no Bodegon Don Cayetano, muito bom.