quarta-feira, 10 de junho de 2009

7 - CUBA - Diário - Pinar del Rio - Havana - Bogotá

DIA 18-JUNHO-2009 QUINTA – PINAR DEL RIO(200mh) -_ HAVANA

9:10 Fomos para Pinar Del Rio, a 30km de Viñales. Caminhamos pela rua Martí até a fábrica de Tabaco onde compramos caixas de Montecristo e Guantanamera com 20 puritos para presentear a amigos. O interessante do centro histórico é a abundância de colunas jônicas, coríntias e ornamentadas nos prédios e casas, destacando a fachada incomum do palácio Guasch.
11:20 Rumo a Havana pela autopista A1.
14:00 Fomos conhecer Regla do outro lado da Baía de Havana. A igreja Nuestra Señora de La virgen de Regla foi inaugurada no final do sec. XIX por José Martí, o maior herói cubano, com um famoso discurso sobre a independência de Cuba. A virgen de Regla, negra, vestida de azul, é padroeira dos pescadores, e para a Santería é Iemanjá, a deusa do mar, capaz de extrema doçura e de muita raiva, como aqui no Brasil. Notamos que o povo cubano é muito parecido com o baiano. Mesma lerdeza, mas com cultura e educação. Jorge Amado tem uma teoria que os dois povos vieram da mesma tribo africana.
15:00 Voltamos a Plaza Vieja para o restaurante já conhecido Bodegón Onda. Liguei para Nora no celular, ela estava em reunião do Partido Comunista, não pudemos ir prá casa dela nos hospedar naquele instante, com o sol a pino, e a mala do carro cheia. Resolvemos ir para o Hotel St. John´s, em Vedado, que já tínhamos nos hospedado em 1990.
16:20 Entregamos o carro na Cubacar do Hotel Habana Livre, a duas quadras de nosso hotel. Passeamos por Vedado, feirinha, lojas, praças...
21:00 Jantamos no Restaurante El Cochitito, na calle 23, construído por Célia Sanchez. Comida camponesa na metrópole. Sopa de feijão e Cerdo pequeño (leitãozinho).

DIA 19-JUNHO-2009 SEXTA –HAVANA

9:00 saída para Havana Velha de Taxi. Chegamos na Feirinha de artesanato perto do Castillo de La Real Fuerza. Andamos pelas Plazas de la Catedral e dae las Armas, compramos livros no sebo da praça e visitamos o Museu de História Natural. Caminhamos até a Plaza Vieja, onde comemos uns tapas espanhóis com cerveja Bucanero no Santo Ângelo, ouvindo um conjunto de mulheres com instrumentos de sopro.
13:00 Fomos caminhar pela calle Obispo até o Hotel Ambos Mundos, onde Hemingway viveu entre 32 e 39, e escreveu ali parte de “Por quem os sinos dobram”. Aproveitamos para tomar o coquetel Ambos Mundos: rum, sucos de laranja e abacaxi com licor de cereja, que o escritor apreciava; de quebra ouvindo ao lado, uma belíssima pianista tocar “As time goes by”. Viva Cuba.
14:00 continuamos nossa caminhada, compramos uma caixa de garrafa média de Run Havana Club. Ali perto fica o El Floridita, onde Hemingway tomava seu daiquiri preferido. Foi o que fizemos. Bebemos daiquiri: rum, suco de limão, gotas de marasquino e gelo picado, perto da estátua do escritor, em tamanho real, sentado no canto do balcão, como esperasse seu drinque. Brindamos com o mestre.
15:30 Voltamos para o bairro de Vedado e almoçamos no já conhecido restaurante Sofia, perto do nosso Hotel, Filé, camarão,... voltamos para o quarto 1001 do Hotel St. John´s. Bela vista de Havana.
21:00 Fomos jantar no Restaurante do 1º. andar do Habana Libre ( massas , viños, coca,...).
22:30 Fomos para o Bar do St. John´s beber os nossos últimos Mojitos. Comentamos que Cuba deixará muitas saudades. Não só pela paisagem, cidades encantadoras e praias paradisíacas, mas principalmente, por seu povo simples, digno, humilde, orgulhoso, nacionalista, amigo, que não abre mão de suas conquistas históricas, tentando avançar com os pés no chão. Recordamos e concordamos com uma observação do Helinho: Tudo em Cuba é muito intenso.
Hasta la vista, Cuba.
DIA 20-JUNHO-2009 SÁBADO – BOGOTÁ

6:00 Chegamos no Aeroporto José Martí. Lanchamos, guardamos $25,00 por pessoa para taxa de saída, e procuramos torrar ainda os CUC que restavam.
8:00 O voo CU 348 da Cubana de Aviacion saiu em ponto.
10:00 chegamos em Bogotá e fomos para o Hotel Habitel, cinco estrelas, pago pela Gol, inclusive as refeições, devido eles terem adiado por um dia nossa vinda para o Brasil.
13:00 Almoço no hotel, Cheviche de lagosta, filé, sobremesas...
15:00 Pegamos um Taxi para Cerro Monserrate, e o Teleférico para o morro. João ficou no hotel. O tempo muito bom, coisa rara, pegamos uma vista espetacular da cidade de Bogotá e da Cordilheira Central. Foi o que valeu em Bogotá.
16:30 Caminhamos pelo centro histórico de Bogotá. Praça Bolívar, Carrera 7, centro de artesanato.
17:30 Já noite. Voltamos pro hotel.

DIA 21-JUNHO-2009 DOMINGO – BOGOTÁ
10:00 Passeio e compras no Shopping Comércio.
13:00 Check-out Hotel.
13:30 assistimos no hall do hotel a partida entre Brasil 3X0 Italia da copa das confederações da África do Sul.
16:00 Fomos para o Aeroporto na Kombi do Hotel.
20:20 Saída do voo 8699 da Varig: Bogotá- São Paulo via Manaus.
22-JUNHO-2009
12:30 Chegada em Manaus
6:00 Chegada em São Paulo. Tempo para Free Shop.
10:40 Saída do voo 1845 da Gol: São Paulo - Maceió.
13:30 Chegada a Maceió.
Fim de uma viagem inesquecível
.

3 comentários:

  1. olá lele, deixei um comentário no seu blog, se puder me responda. Grato.
    orival jr.

    ResponderExcluir
  2. ola,
    estamos indo para Cuba no final do ano e encontramos no blog de voces otimas informacoes para organozarmos nossa viagem , obrigada pelos detalhes no roteiro estao sendo muito impportantes para nossas escolhas.
    Inclusive vamos nos hospedar , eu e meu companheiro, na casa da Nora.

    bjs e obrigada Gabi e Thiago

    ResponderExcluir
  3. Estou partindo para Cuba neste mês de Outubro de 2010 e li e reli com atenção toda a vossa viagem, servindo de pré-plano para a minha.

    Obrigada pela partilha!!

    Espero quando regressar conseguir fazer um report tão fantástico e vir tão encantada como vocês.

    Continuação de Boas viagens!!!

    ResponderExcluir