segunda-feira, 22 de junho de 2009

1 - CUBA: DICAS GERAIS - JUNHO 2009

1)PASSAGEM

Utilizamos as milhas Smiles (20.000/pessoa), de Maceió, Brasília e Rio para Bogotá. Compramos passagens Bogotá-Havana pela Cubanas de Aviación. U$ 490,00 cada. Não podemos comprar direto pela internet. Comprei via Fernanda da Caiçara Turismo.

2)HOSPEDAGEM

Reservamos, pela internet, Hotel em Bogotá e Casa Particular para os 4 primeiros dias em Havana. No restante da viagem fomos escolhendo hospedagem na medida que íamos chegando nas cidades. A vantagem da casa particular é a convivência com a família cubana e o preço. Os hotéis têm mais conforto e privacidade. O preço da casa particular é cerca de $25,00, quarto duplo. Os hotéis variaram de $20,00 a $80,00 (esse com tudo incluído), na baixa estação. A rede de hotéis Isla Azul, pareceu mais em conta. Em média gastamos por dia em hospedagem $18,00 por pessoa. ($ = CUC, Peso Convertível - equivalente a 2 Reais em junho-2009).

3)CARRO

Alugamos na Cubacar já quando estávamos em Havana o carro SANSUNG SM3 por $80,00 a diária para 16 dias, incluído seguro total. Automático, CD, com 18.645 KM rodados. Deixamos no cartão uma taxa de segurança $200,00, com devolução, caso não tivesse nenhum problema. Rodamos 3730 km com 340 litros de gasolina. Quase todos os postos o preço do litro de gasolina é de $1,10. A estrada principal de Cuba, a Autopista A1, é muito boa, com duas pistas em cada sentido, permitido 110 km/h. As estradas entre cidades importantes são boas, mas estreitas, e perto das cidades o tráfego de coches, carroças, bicicletas, bici-táxi, é muito grande, portanto o cuidado é redobrado, além de ter que andar a uma velocidade menor. Dentro da cidade a velocidade máxima é 50 km/h. Também os carrões antigos, em grande quantidade, atravancam um pouco o tráfego, por outro lado dá um ar de década de 60 no ambiente. Pegamos alguns trechos de estradas esburacadas em acessos a pequenas cidades e locais fora do circuito turístico. Quase não existe sinalização nas estradas. Mas as pessoas são muito solicitas em prestar informação. Têm muitos caronas na estrada, e eles acham que é uma obrigação levá-los se houver espaço no carro. Não deixe o tanque esvaziar. Posto de gasolina fora de cidade é raridade.

4)COMIDA

Muito parecida com a brasileira básica. Arroz, feijão e Cerdo (porco) em vez de bife. Também é comum o pollo (frango), jamon(presunto) e camarão, e mais raro Res (boi) e lagosta, isto nos paladares (restaurantes em casa) e restaurantes comuns(do governo). Em Cuba há muitas pizzarias. Mas em todo o lugar tem restaurantes mais sofisticados, principalmente em hotéis de grandes redes, tipo Meliá, onde podemos comer qualquer comida internacional. As bebidas mais comuns são os coquetéis feitos com rum (Havana Club), como Mojito, Daiquiri e Cuba Libre, as cervejas Bucanero (forte) e Cristal, muito boas, e refrigerantes como Tucola e limonada. Na média das 36 refeições anotadas, gastamos por pessoa $8,00, e sempre acompanhadas de Mojito, cervejas e refrigerantes. Nos locais fora do circuito turístico esta média cai para metade. Os preços dos coquetéis variam de $1,5 a $4,00, mesmo preparo, o preço depende da sofisticação do local. Cerveja e refrigerante/água de $1,00 a $2,50.

5)DINHEIRO

Existirem duas moedas em Cuba: o CUP - Peso cubano e o CUC ($) - Peso Cubano Convertível. O CUP é a moeda nacional (vale 24 vezes menos que o CUC, e raramente o turista utiliza, mesmo em cidades fora do circuito turístico, onde é cobrado em CUP, o estabelecimento faz a conversão sem muita perda). Geralmente tudo é vendido em CUC. É aconselhável levar o Euro em moeda para câmbio ( pra gente variou de 1,23 a 1,28, com média de 1,26 EURO/CUC). O Dólar tem uma penalização de 20% no câmbio (0,80 U$/CUC) inclusive na compra com cartão de crédito, que não vimos muita aceitação em hotéis e restaurantes. Existem muitas casas de câmbio (Cadeca), que não exigem passaporte e Bancos para trocar dinheiro.
Uma previsão de gasto razoável é de $60,00 por pessoa por dia, incluído hospedagem, refeição, carro(4 pessoas), gasolina, entradas de museu e serviços (como veleiros para mergulhos). Tirando as grandes compras e passagens aéreas.

6)COMUNICAÇÃO

Têm centros telefônicos ETECSA, em tudo que é lugar, mas a fila é grande. Assim mesmo uma chamada para o Brasil custa $7,50 o minuto. Resolvemos usar o nosso celular (todos da TIM) que pega muito bem em todos os lugares que estivemos, e a tarifa é menor, U$4,69 para enviar, U$2,79 para receber, e mensagem U$1,09 para enviar e gratuito para receber.
O acesso a internet ($6,00 a hora) é muito difícil, mesmo nos grandes hotéis, onde a facilidade é maior, mas a velocidade é terrível, haja paciência. Levamos notebook e nenhuma vez conseguimos acessar a internet com ele em Cuba.

7)QUANDO IR/ROUPA

Junho é o começo de verão e baixa estação em Cuba, além do menor movimento turístico, tudo é mais em conta. Choveu muito pouco nos 21 dias que passamos lá. A temperatura é parecida com a do nordeste no verão, cerca de 30 graus.

Mais quente no leste. A temperatura da água do mar é também como no nordeste no verão, quentíssima, mas a água muito mais clara. Uma piscina. A roupa adequada é mesmo bermuda e camiseta. O por do sol é por volta das 8:20h.

8) DADOS GERAIS

CUBA – população = 11,2 milhões de habitantes. 2,2 milhões em Havana e 800 mil em Santiago.
Fuso = Em junho 1 hora a menos em relação ao Brasil, lá é horário de verão.
Voltagem = 110 V. – tomadas de hotel geralmente com pinos retangulares pequenos. Levar adaptador ou T, para pinos redondos.

6 comentários: